O médico explica que não existe um combo de exame completo que deve ser solicitado para todos de forma geral, e sim direcionada para cada necessidade. Portanto, antes de partir por conta própria e querer realizar diversos exames, é fundamental que seja avaliado por um profissional médico para indicar a necessidade de cada exame.
Cada caso é um caso. Mas, de maneira geral, segundo o Antônio, exames como hemograma, colesterol e glicemia, são os mais solicitados e trazem aos médicos uma visão geral do quadro do paciente.
Segundo o Ministério da Saúde, em um check-up, devem ser analisados os seguintes exames:
- Sangue: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, insulina, hormônios da tireoide e do fígado;
- Aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
- Teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite B e C;
- Função pulmonar (indicada aos fumantes);
- Avaliação da próstata para os homens e exame Papanicolau para as mulheres;
- Mamografia para as mulheres;
- Exame de urina;
- Exame de fezes.
Como complemento é preciso estar atento ao calendário de vacinação. O especialista Antônio Monteiro diz que é importante acompanhar sua caderneta de vacinação mas, se caso não souber quais doses deve tomar, é recomendável buscar orientação e mais informações em um posto mais próximo. “Para prevenir diversas doenças contamos com vacinas eficazes e seguras que devem ser mantidas atualizadas, como por exemplo da COVID 19 e a gripe, então, caso a pessoa não tenha certeza que tenha o calendário vacinal completo é recomendado que procure o posto de saúde mais próximo de sua casa para uma avaliação e detecção das vacinas que precisam ser realizadas ou reforçadas”.
O Ministério da Saúde indica que a imunização contra a influenza, contra gripe, é necessária anualmente, enquanto a vacina contra difteria e tétano requer reforço a cada dez anos. A BCG, contra tuberculose, e a vacina contra rubéola são administradas apenas uma vez ao longo da vida. Já contra a hepatite B, são necessárias três doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, seguido por seis meses entre a segunda e a terceira.
Além das medidas de prevenção que fazem parte do check-up, o clínico também destaca a necessidade de adotar e manter, ao longo do ano, hábitos de cuidados básicos com a saúde como: seguir uma alimentação balanceada, beber água, praticar atividades físicas, evitar consumo de álcool em excesso e o tabagismo e, claro, ter acompanhamento médico regular.
Fonte: Saúde para 2024: especialista explica como fazer um check-up | Belém | O Liberal