Não existe uma definição oficial para o conceito de saúde mental. Entretanto, pode-se entendê-la como um bem estar relacionado à forma como uma pessoa reage aos eventos da vida e o modo como lida com suas ideias e emoções, tanto boas como ruins. Em última instância, a maneira com a qual lidamos com nossas emoções é o maior determinante sobre o estado da nossa saúde mental.
Assim, o equilíbrio emocional contempla a capacidade de manejar, de forma positiva, as adversidades, bem como de reconhecer e respeitar os próprios limites e deficiências. O desequilíbrio emocional, por outro lado, é um importante fator de risco para o desenvolvimento de transtornos ou doenças da mente.
Manter a saúde mental em dia não é simples. Afinal, diversos fatores podem influenciá-la negativamente. A descoberta de um câncer, por exemplo, é um dos fatores que pode gerar medos, tristeza, angústias e incertezas, provocando um grande abalo emocional.
É preciso reforçar que a saúde mental não pode ser separada da saúde física, pois a saúde é uma só. Por isso mesmo, cuidar da mente favorece a recuperação da doença!